sábado, 29 de janeiro de 2011

ZEITGEIST 3 - O filme de 2011

É com enorme prazer que divulgo através do blog da comunidade (Nós somos) a terceira parte deste excelente documentário da série "Zeitgeist". "Zeitgeist" para quem tem curiosidade é um termo alemão que significa num modo simples, a filosofia espiritual/cultural que se faz sentir num determinado período da história. Por isso é bem apropriado reflectirmos no presente momento, mediante as mais que evidentes conturbações político-sociais e o período de transição planetária no contexto de 2012, sobre esse mesmo estado em que se encontra a consciência da humanidade... No meu entendimento chegámos à borda do precipício aonde teremos que fazer um balanço sério sobre o estado do nosso mundo. Já não há muitas maneiras de contornar e tentar preservar um sistema que não tem a capacidade de ofereçer soluções para os problemas que afligem a todos.
Neste contexto, um documentário como o "Zeitgeist" tem a capacidade de consciencializar as pessoas para a ineficácia do sistema, pela grande clareza que é evidenciada através dos depoimentos dos vários investigadores, profissionais e especialistas convidados para participar nesta missão de esclarecimento. Este filme é o balanço audio-visual que poderá oferecer as luzes a quem se sente confundido e impotente na beira do precipício sem qualquer esperança. Considero este vídeo um trabalho louvável e imprescindível porque tem o condão de conseguir explicar como uma ideia pode ser materializada no plano real... As pessoas de um modo geral são cépticas porque estão há séculos absorvidas por um sistema que julgam ser funcional - o sistema monetário. E quando lhes falam numa sociedade unida sem dinheiro, troçam e criticam por pensarem tratar-se de uma utopia sem sentido. É aqui que um programa como o "Zeitgeist" faz toda a diferença, explicando muito objectivamente como o sistema monetário levou a humanidade à eminência de uma catástrofe e que existe um outro caminho decidamente mais eficaz que passa por uma economia de sustentabilidade baseada nos recursos do Planeta sem qualquer necessidade de dinheiro... Mas para aceitarmos uma sociedade sem dinheiro, teremos que expandir a nossa consciência integrando a filosofia de igualdade entre todos os seres humanos.
Outro ponto abordado extremamente importante é sobre as tecnologias. O sistema monetário é o principal responsável por muitos países não conseguirem desenvolver-se... Na visão "Zeitgeist" essa conduta representa um desastre completo em todos os sentidos. O que temos hoje é a ciência nas mãos de quem tem dinheiro, por outro lado se não houvesse dinheiro, a ciência estaria ao serviço da humanidade. O agente accionador de vontades passaria a ser as necessidades concretas de cada um de nós e não o dinheiro.
Poderá soar a fantasioso, mas se aplicassem convenientemente as tecnologias existentes em toda a sua força ( e nem falo sequer sobre as eventuais tecnologias exóticas ocultas), independentemente de economias monetárias, raças, culturas ou países, o nosso mundo passaria por uma tranformação maravilhosa de tal ordem, aonde haveria tanta abundância que mais ninguém precisaria de trabalhar para sobreviver...É por isso que vale a pensa antecipar a possibilidade desse mundo na visualização de um documentário como este. Então consciencializa-te ou... "ZEITGEISTA-TE" HOJE PARA SERES LIVRE AMANHÃ!!


0 comentários: